sábado, 26 de março de 2011

MANICURE E PEDICURE


Manicure 


E


 PEDICURE
                                

"Profissional que trata das mãos e pés dos seus clientes, aparando, polindo e esmaltando-lhes as unhas"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser manicure e pedicure?

O manicure e pedicure são profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

Quais as características para ser manicure e pedicure?

Para atuar nesta profissão é necessário se interessar por estética e ser bastante habilidoso com trabalhos manuais, para conseguir o melhor resultado e sem ferir o cliente.

Características desejáveis:

  • Preocupação constante com a higiene
  • Bom senso estético
  • Habilidade para lidar com objetos pontiagudos e pequenos
  • Boa visão
  • Capacidade de concentração
  • Estar atento a novidades na área estética
  • Ser detalhista
  • Boa capacidade de comunicação, para interagir com o cliente e saber o que ele realmente deseja

Qual a formação necessária para ser manicure e pedicure?

Não existe uma lei que regulamenta a profissão de manicure e pedicure. É um caso típico onde o exercício e a prática, acabam formando o profissional. Apesar disso, é importante que manicures e pedicures procurem fazer cursos que a tornem mais competitiva no mercado de trabalho e capacite para as mais variadas exigências dos clientes. Sempre atualizar-se em relação a novos cremes, esmaltes e técnicas de polimento, possibilita que o profissional seja mais requisitado por aqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

Principais atividades de manicures e pedicures

Entre suas atividades diárias estão:
  • Corte das unhas das mãos e dos pés
  • Polimento
  • Retirada da cutícula
  • Esmaltagem
  • Aplicação de "base" nas unhas
  • Aplicação de cremes e esfoliantes que facilitem a retirada da cutícula e dêem maciez às mãos e pés
  • Aplicação das chamadas "unhas postiças" para clientes que as desejem
  • Esterilização dos instrumentos de trabalho

Áreas de atuação e especialidades

Manicures e pedicures muitas vezes atuam como autônomos, podem trabalhar em suas próprias casas, fazendo adaptações em algum dos cômodos para receber os clientes, ou à domicílio indo até a casa dos clientes para realizar sua atividade. Porém, na maioria das vezes, manicures e pedicures atuam em salões de beleza ou clinicas de estética, atuando junto a cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais ligados à área. Há também profissionais que com uma maior capacitação, adquirida com a prática e por meio de cursos de atualização, alcançam um grande número de clientes e acabam abrindo seu próprio salão ou clínica estética. Para um maior aperfeiçoamento profissional, é bastante recomendável que as manicures e pedicures estejam sempre atentas às feiras de beleza (beauty fairs) promovidas principalmente em grandes centros como São Paulo. Elas trazem inovações na área estética e de tratamento dos pés e das mãos, aumentando o conhecimento técnico destes profissionais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de manicures e pedicures é exclusivamente do setor privado e apresenta-se competitivo, pois depende do grau de competência e técnica que cada profissional tem para atrair mais clientes. Uma área que cresce bastante é a das clínicas de beleza e estética, que emprega muitos profissionais deste setor e é uma forma mais garantida de remuneração que o autônomo, que depende exclusivamente da alta clientela para conseguir lucro. Além disso, clientes que vão a estas clínicas costumam fazer vários tratamentos de beleza, incluindo manicure e pedicure, tornando-as conhecidas no meio em que trabalham e desenvolvendo uma clientela cativa.

Curiosidades

A partir de meados do século passado, a aplicação de unhas postiças em mulheres tornou-se bastante popular e conhecida pelas manicures. Trata-se da colocação de unhas sintéticas sobre as naturais, deixando-as mais longas, sempre pintadas e brilhantes. As próteses são feitas de material plástico moldadas em acrílico e pintadas de forma que não se perceba que são artificiais. Elas são aplicadas e em 30 a 40 segundos já começam a firmar-se sobre as naturais e em torno de uma hora, a cliente já pode movimentar as mãos, pois as novas unhas já estão fixadas inteiramente. Para removê-las, costumeiramente as manicures utilizam-se solventes, como a acetona, que após vinte minutos em contato com o material, o descola facilmente. Esta técnica é preferida por mulheres que têm o hábito de roer as unhas, mantendo-as sempre curtas e sem esmalte.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dicas e Truques n° 01 Mais Higiene!!Uma das coisas que eu indico são as botas de plástico para amolecer acutículae hidratar os pés.Para hidratar, primeiramente você deverá espalhar um creme hidratante por todo o pé e depois colocar uma bota que cobre até o tornozelo,mantendo todo o pé sobre o efeito do creme.É muito importante higienizar os pés da cliente antes de iniciar qualquer trabalho.Para isso utilize um antisséptico feito com 70% de alcool e 30% de água.Acrescente 10 ML da fragrância de sua preferênca para deixar a solução com um aroma agradável.Coloque o liquido em um borrifador e jogue nos pés, espalhando bem. Depois limpe com uma toalha e comece com o procedimento comum: remova o esmalte, lixe as unhas aplique um hidratante emoliente na cutícula.Em seguida verifique onde há pontos com calosidade e coloque um pouco do hidratante emoliente com um pedaço de algodão prensado em cima. Repita o procedimento no outro pé.Depois é só retitar as cutículas e pintar.As botas podem ser encontradas em grandes perfumarias e lojas de materiais de beleza.Uma sugstão para quem não encontra as botas é optar pelos saquinhos de feira de supermercado (aquele transparente) grande e usar.

Cuidados que devemos ter


Ética e tudo mais!!




Ética e conduta da manicure 
A Ética nada mais é a "Ciência do que o homem deve ser em função daquilo que é"

**Higiene Pessoal**

É super importante a lavagem das mãos  antes e depois de trabalhar, assim você evita que se contamine ou contamine alguém, não é nada bonito você acabar de fazer um pé e depois comer ou colocar as mãos na boca e etc...
Também, é muito importante o uso de roupas brancas para certificar que estará sempre limpa impecável, o uso de jaleco é muito importante para que a sujeira não entre em contato com a sua roupa.
Lava-las todos os dias também é impressindível.
Dica : Logo que acabar uma cliente lave bem as mãos com um sabonete neutro, aplique um pouco de alcool nas mãos para certificar-se de que estará limpo.
O uso de luvas e materiais descartáveis é muito importante para você e sua cliente. Isso certificará de que você profissional, se preocupa com o bem estar seu e de sua cliente.


**Manutenção e Esterilização do material de trabalho **

São ações mecânicas que visam a remoção de matéria orgânica ou outras
sujidades de superfícies e objetos.
Normalmente a limpeza é realizada com água e sabão ou detergentes.
É o processo capaz de destruir microorganismos na forma vegetativa. 
O álcool à 70% é a solução indicada para a desinfecção e anti-sepsia.
A estufa é um aparelho que, a partir de calor seco, destrói todas as formas
microbianas.
É necessário que o material a ser esterilizado permaneça por 1h à 170º ou 2h à
160º.
Deve possuir um termômetro acessório no orifício superior, para ser verificada a
temperatura interna e validar o processo de esterilização.
Outro aparelho indicado é a autoclave que esteriliza a partir de calor úmido,
necessita de menos tempo de exposição do material e temperatura mais baixa.
Cuidado ao tirar a cutícula da cliente. Ela pode ficar frustrada e você assustada! Nunca deixe que a cliente te veja preocupada, aja com serenidade como se fosse normal. (se acontecer!)
Depois que você acabar uma cliente, coloque os alicates as espátulas todas para esterilizar. 
É praticamente obrigatório cada manicure ter 6 (seis) kits para fazer unhas de aço inóx, para que dê o tempo de esterilização de um pra outro.
Ou então cada Cliente pode trazer seu material de trabalho.
As lixas nunca devem ser as mesmas para as clientes.
Dica importante: Quando for comprar lixa de unhas, aquelas cumpridinhas de madeira, corte-as no meio e aí você tem 2 lixas! sempre que usar uma em uma cliente descarte-as! Assim você não precisa usar uma lixa inteira para jogar fora!



**Planejamento de custos**

Esteja sempre atenta ao preço dos esmaltes, lixas, bases, acetonas, enfim todo material de apoio à manicure.
Tire pelomenos 30% de cada unha que você fizer e guarde para caso falte algum material. Esse é o ponto do investimento. sempre que sobrar dinheiro guarde para ampliar sua área de trabalho. Não adianta você receber e gastar logo de cara todo dinheiro que você batalhou para conseguir para depois faltar uma base e você não ter os 30% para comprar. Deixe alguns produtos que você mais usa em estoque, tipo: Acetona, algodão, algum esmalte que sempre se usa, base, óleo de banana, luvas, botinhas para pés (descartáveis), lixa, para mãos e para pés, lixa polidora, creme hidratante de sua preferência, óleo Secante e etc...





**Conscientização e responsabilidade profissional**

Nós manicures temos a responsabilidade de cada pessoa em nossas costas! Pois é! Por isso é importante a esterilização dos instrumentos de trabalho e a utilização de mateirais descartáveis.
Agindo desta forma você pode trabalhar tranquila! Os riscos não somem, mas diminuem bastante!
Seja responsável em seu trabalho! O resultado de sucesso nesta carreira depende se sua inteira responsabilidade! Tanto na parte financeira quanto na parte da saúde.



**Normas e procedimentos básicos para a conduta profissional**

usar toalhas limpas, Materiais como: alicates, afastadores ou similares devem ser esterilizados por
meio de estufa; Recomendo o uso de lixas descartáveis; Questionar ao cliente sobre possíveis alergias ao esmalte.

TOALHAS:

Uso individual , mantidas em sacos plásticos fechados ou armários com portas; Lavar com água e sabão; Deixar imersas em solução de hipoclorito por 30' ou então deixar e água sanitária com sabão em pó no sol por 30 minutos depois enxaguar e estender; Secar e passar antes de usar.
Todo lixo contaminado dever ser acondicionado em saco branco leitoso e
identificado.

Condições a serem empregadas pelas profissionais:

paredes e forros pintados de cor clara, com tinta lavável; uso de jaleco ou uniforme de cor clara; número mínimo de 06 (seis) kits de instrumentais para a Manicure/Pedicure; jogos de toalhas de cor clara; capas de proteção; cesto de lixo limpo, com saco plástico e tampa; Protetores plásticos e descartáveis nas bacias para imersão dos pés e mãos; Os profissionais devem lavar as mãos sempre  antes e após lidar com cada cliente; Toalhas de uso individual, mantidas em sacos plásticos ou armários
fechados.





Então temos que mater a higiene em tudo principalmente em nosso local e com instrumentos de trabalho.





Colorama apresenta sua nova coleção 

Aquarela Tropical. São 7 cores inéditas,

 todas da linha Única Camada:

  • Rosa Colonial: De tonalidade rosa sutil, com alguns brilhos;
  • Rosa Romântico: Tom rosa pastel, com fundo acinzentado;
  • Rosa Tropical: Rosa claro aberto com brilhos discretos;
  • Verde água: Verde claro com leve toque azulado;
  • Azul Celeste: Tom violeta;
  • Violeta: Alguns brilhos sutis fazem esta cor destacar-se ainda mais nas mãos;
  • Amarelo Pop art: amarelo claro, de tom pastel.
A linha Única Camada, que já era um sucesso, está ainda melhor: sua nova fórmula garante ainda mais
 brilho e durabilidade ao esmalte.
Além disso, a grande concentração de pigmentos da linha Única Camada aliada ao seu pincel especial, com maior volume de cerdas, garante ao esmalte uma cor mais intensa e uma aplicação mais homogênea. Com apenas uma camada, cobertura impecável e sem manchas!
   Algumas curiosidades que achei  no site da colorama 




Você  sabe  do que é feito o esmalte ?
O esmalte é composto de:
Nutricelulose: Forma a película (filme), que cobre as unhas.
Resinas: que proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade.
Solventes: São responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte.
Plastificantes:Também responsáveis por resistência, aderência e durabilidade.
Corantes: Que vão dar cor aos esmaltes.
Agentes de Suspensão: Auxiliam a manter os corantes suspensos
sem decantar o produto.



O esmalte pode provocar alergia?
Sim. Apesar das avaliações rigorosas e dos testes de segurança que realizamos com nossos produtos e ingredientes, algumas pessoas são sensíveis a ingredientes específicos, que podem ser fragrâncias ou colorantes contidos nos esmaltes. Para garantir a segurança na aplicação a consumidora deve consultar o contra-rótulo do esmalte e verificar quais são as substâncias contidas neste produto.



quarta-feira, 23 de março de 2011

    Passo a passo  do cisne 
Obs; começa fasendo o numero 2








 Passo a passo de  holandeza com florzinhas








 Tipo de fracesinha com uma pequena camada do preto

unhas decoradas

Unhas decoradas  



Passo a passo da abelhinha
         





 Passo a passo de  florzinhas  lilas







 Passo a passo de florzinha com borboleta











 Passo a passo  de girassol